London, London
I'm wandering round and round, nowhere to go
I'm lonely in London, London is lovely so
I cross the streets without fear
Everybody keeps the way clear
I know I know no one here to say hello
I know they keep the way clear
I am lonely in London without fear
I'm wandering round and round, nowhere to go
While my eyes go looking for flying saucers in the sky (2x)
Oh Sunday, Monday, Autumn pass by me
And people hurry on so peacefully
A group approaches a policeman
He seems so pleased to please them
It's good at least, to live and I agree
He seems so pleased, at least
And it's so good to live in peace
And Sunday, Monday, years, and I agree
While my eyes go looking for flying saucers in the sky (2x)
I choose no face to look at, choose no way
I just happen to be here, and it's ok
Green grass, blue eyes, grey sky (2x)
God bless silent pain and happiness
I came around to say yes, and I say
While my eyes go looking for flying saucers in the sky
Essa música de Caetano Ilustra bem o sentimento de quem visita Londres, é exatamente assim mesmo. Para ouvir a música e ver fotos de lá clique no título.
Essa música de Caetano Ilustra bem o sentimento de quem visita Londres, é exatamente assim mesmo. Para ouvir a música e ver fotos de lá clique no título.
Continuando a saga de "The Travel Book - A Journey Through Every Country In The World", que achei muito interessante e blá, blá, blá...sigo hoje falando sobre minha impressão sobre a Inglaterra. Bom, não dá para falar assim tão bem, visto que não percorri o país em busca de fatos, pontos turísticos e todos ou outros tipos de busca por cultura. Vou falar dentro do que pude captar. Afinal estive em Londres apenas 5 dias, mas eu posso tentar.
England
Capital: Londres
População: 51,000,000 (menos da metade do Brasil, mas pelo tamanho é bem ocupado)
Área: 129,720 Km²
Língua Oficial: English
A Inglaterra é o lugar onde as instituições de renome mundial e símbolos permanecem valorizados e intactos - do Big Ben em Westiminster a Catedral de Canterbury, Eton College para as universidades de Oxford e Cambridge, Wembley Stadium para Lord's Cricket Ground, Stonehenge a Tower Bridge. Mas a carga é levada com brio que esta entidade, a passos minúsculos, entra no século 21 oferecendo designer de moda e refinadas refeições e vinhos como nunca se viu antes. A presença da Inglaterra no cenário global continua a ser grande, um dos muitos legados de um império de muitos anos passados, mas não completamente esquecidos.
MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR
Maio a Setembro (verão) - (Fui dia 13 de Maio e voltei dia 17 de Maio - assim como em Dublin os dias duram mais e não é tão frio, é verão para eles, mas para nós brasileiros, quando bate um vento frio é bom ter um casaco)
EXPERIÊNCIAS ESSENCIAIS
*Escalar para o topo da Catedral de São Paulo para uma visão alternativa de Londres. (Fui nessa igreja e não vi essa opção não, pode ser que o escritor - por ser escritor - teve regalias. só para ter idéia, fui no domingo pela manhã assistir a missa e não me deixaram aproximar, fiquei bem atrás com outros turistas vendo a missa e o coral de longe. E o pior, lá na frente tinha pouquíssimas pessoas.)
*Maravilhar-se nas ruínas pré-históricas de Stonehenge e no enorme esforço para sua criação. (Não fui, mas se tiver oportunidade irei com certeza. Lá é lindo mesmo. Vale a pena conferir.)
*Realizar-se no sentido se atingir o pico de Scafell Pike no Lake District, a montanha mais alta da Inglaterra. (Mas não vou mesmo. Tenho um grupo seleto no Brasil, que apenas com eles topo fazer esse tipo de aventura.)
*Misturar-se na história romana e da Geórgia na elegante cidade de Bath.
*Comer peixe e batatas fritas em uma praia de cascalho, e aquecendo-se com o brilho do sol. (Não fui a nenhuma praia lá, mas vi situações semelhantes nos parques espalhados pela cidade. Como havia entrado o verão, e o tempo varia em torno dos 15 graus, as pessoas faziam pic-nics na grama, e sentavam-se nas cadeiras de reclino espalhadas pelos parques.)
*Explorar a costa da Cornualha de falésias e baías, salpicada com portos e vilas pitorescas. (Parece clichê, mas legal. Quem sabe!.)
SENSAÇÕES À FLOR DA PELE
Ler The English por Jeremy Paxman, uma exploração da psiquê inglesa por um dos entrevistadores mas resistentes da TV britânica. (Eu recomendaria algo mais antigo porém atemporal como Shakespeare, em especial os sonetos dele.)
Ouvir Waterloo Sunset dos Kinks', uma ótima introdução para as muitas canções escritas sobre a capital, ou qualquer coisa dos Beatles. (Waterloo Sunset, faz referência ao Tâmisa e a estação Waterloo, mas eu achei essa música um pouco chata. Agora uma música que vinha sempre na minha memória é Waterloo do grupo Abba. Não faz nenhuma referência a Londres, mas todas as vezes que peguei o metrô e via essa estação, acontecia...começa a cantar e tudo. Agora Beatles é Beatles....sempre!)
Assitir Sense and Sensibility, um filme de uma novela completamente inglesa em um ambiente totalmente inglês.(Eu recomendo outro filme como Um lugar chamado Nothing Hill, é filmado no bairro de mesmo nome em Londres, quase fui lá, mas não tive tempo. Mas o filme é bom.)
Comer assado de domingo (principal refeição servida no domingo, consistindo de assado de carne, batata assada com acompanhamentos, como o pudim de Yorkshire, recheio, legumes e molho) seguido por maçã picada com creme. (Primeiro, pudim de Yorkshire não é pudim de cachorro, é simplesmente feito de massa e geralmente servido com rosbife e molho, e recebeu esse nome pois foi um prato originário dessa região na Inglaterra. Segundo, não tive oportunidade de comer isso não, mas parece que é bom. Eu aproveitei que estava numa cidade como Londres, para encontrar um restaurante brasileiro. E após três meses consegui comer feijoada, farinha, arroz e suco de laranja natural. Esse prato eu recomendo.!)
Beber real ale - A inglaterra é o local mais apropriado de beber essa cerveja. (Há controvérsias. e quem não bebe? Ainda recomendo suco de laranja naturalmente brasileiro.)
EM UMA PALAVRA
'Oright? (Tudo certo?)
MARCAS
The weather; the Royal Family; Lords; Ladies and big hats at Ascot; Cockney rhyming slang; Brit Pop; jellied eels; warm beer; page three girls; fry-ups; football. (São palavras chaves gente, não vou traduzir, mas quem quiser saber mais, copie e cole no Google).
SURPRESAS
Na verdade não chove muito; os ingleses bebem mais chá do que você já acha que eles bebem, a maioria das melhores coisas disponíveis na Inglaterra são gratuitas. (Exceto pontos como London Eye 17 libras, Museu de cera 25 libras, Aquário de Londres 19 libras, river cruise 13 libras e por aí vai....)
Para os visitantes com destino a Inglaterra, pubs tradicionais são uma das melhores instituições sociais e culturais do país. Há mais de 50 mil bares espalhados por todo o país, em cidades com mercados e centros de cidade movimentada, em pitorescas aldeias e remotas regiões rurais. Eles variam de grande e ornamentado palácios vitorianos a simples pousadas com baixa vigas e pisos empenados pela passagem do tempo e milhares de litros derramados.
Minha impressão:
"Achei Londres, uma cidade fantástica. Pessoas educadas, gente de todo parte do planeta. Pessoas que vivem suas próprias vidas. Lojas dos sonhos. Arquiteturas elaboradas e música dos céus. Sistema de transporte público perfeito. Pessoas sempre pontuais. Por isso vê-se tantos (TANTOS) relógios espalhados pela cidade. não existe 5 minutos de atraso. O que acontece geralmente é 2 a 3 minutos adiantados. Os pontos que mencionei acima que é necessário pagar, embora para nós seja relativamente caro, vale a pena, são coisas realmente bem feitas. Por exemplo: No museu de cera, tudo era de primeira qualidade, eles sempre fazem novos manequins quando um ator de repente fica famoso. É bem explicado, bem espaçoso e no final da visita há um tour que se faz dentro de um mini-taxi, onde é possível ver toda a história de Londres por bonecos de cera e cenários. Pensei no Brasil, faríamos semelhante coisa, porém usando papelão...rsrs. Pretendo voltar lá. Recomendo."