Achei um livro ótimo para ser referência de lugares e pontos turísticos. "The Travel Book - A Journey Through Every Country In The World", é um livro que em cada página trás um resumo de cada país do mundo. Publicado por Lonely Planet Publications Pty Ltda - Austrália - 2005. Achei muito interessante e resolvi ver como meu país era visto por eles, o que chamava atenção.
Vou colocar o que eles colocaram e a minha opinião lógico. Utilizarei esse livro para outras comparações.
Brazil
Capital: Brasília
População: 182,032,604
Área: 8,511,965 Km²
Língua Oficial: Português
A partir da desenfreada paixão pelo Carnaval para a imensidão da misteriosa Amazônia, o Brasil é um país de proporções míticas. Englobando a metade do continente, o gigante sul-americano tem trechos de floresta tropical inexplorada, ilhas tropicais com praias de rios intermináveis. Depois de décadas de migrações internas e crescimento da população, o Brasil também é um país urbano, mais do que dois em cada três brasileiros vivem em uma cidade, e São Paulo está entre as metrópoles mais populosas do mundo.
MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR
Não há tempo ruim para visitar o Brasil (concordo)
EXPERIÊNCIAS ESSENCIAIS
*Dançar pelas ruas de paralelepípedos em Salvador da Bahia durante o Carnaval;
*Escapar à Ilha Grande, ilha perfeita, que mistura praia tropical e mata atlântica;
*Experimentar o louco espetáculo do futebol no Maracanã;
*Festa até o amanhecer em clubes com o sensual samba na Lapa;
*Assistir capoeira (uma arte marcial afro-brasileira) na praia;
*Passear na selva no coração da Amazônia.
(O escritor desse livro ficou preso em Rio, Salvador e Amazônia. Ou seja, para ele, no Brasil só existe, mata, bicho, samba e capoeira. Que tal falar em grandes parques em São Paulo, paisagens maravilhosas nas chapadas, picos e trilhas em minas, churrasco ... Por exemplo, seguindo essas experiências essenciais, eu como brasileira, nunca vivi nenhuma, e tive experiências muito melhores no Pico da Bandeira, Serra do Caraça que é "pertim" de casa.)
SENSAÇÕES À FLOR DA PELE
Ler O Alquimista do novelista Paulo Coelho, ou Casa-Grande & Senzala de Gilberto Freire, o livro mais famoso do passado colonial do Brasil. (Eu recomendaria os contos de Machado de Assis, tais como A Missa do Galo ou a Igreja do diabo. Também indicaria qualquer obra de Luís Fernando Veríssimo, mas Analista de Bagé estaria entre as indicações e Mário Quintana.)
Ouvir a bossa nova do fundador, o violonista João Gilberto, ou para quem busca algo mais contemporâneo, o rock de Legião Urbana. (Concordo em citar a Bossa Nova, mas colocaria também Tom Jobim, afinal "Garota de Ipanema" foi e ainda é uma das músicas mais conhecidas por estrangeiros. Para quem gosta de rock, tudo bem deixar Legião Urbana, mas colocaria algo ainda mais atual como Skank, ou uma ou duas duplas de Sertanejo Universitário, que está em alta no Brasil.)
Assitir Pixote de Hector Babenco, o conto de um menino de rua no Rio, que ganhou o prêmio de melhor filme no Festival de Cannes em 1981. Cidade de Deus (City of God) dá um retrato honesto e perturbador da vida na favela Rio de Janeiro (slum). (O que vou comentar, que os dois filmes só fala de pobreza, de favela, de morte e assassinato, só mostra o que temos de pior. Eu indicaria algo engraçado como "Se eu fosse você I e II", a Dona da História ou Divã. Algo que mostra que temos vida normal aqui. Que dá pra se viver no Brasil, sem estar sempre sambando, levando tiro ou andando na mata.)
Comer feijoada (guisado de carne de porco com feijão, servido com arroz) ou acarajé (feijão marrom descascado, purê de sal e cebola, e depois frito - recheio de camarão seco, pimenta e molho de tomate. (O que eu disse, o escritor ficou preso no Rio e Salvador, eu colocaria ainda feijão tropeiro, pão de queijo, queijo tipo minas com goiabada, ou algo como pirão servido com qualquer peixe pescado direto do rio Amazonas.)
Beber cafezinho (café servido como um expresso - tamanho pequeno com açúcar e sem leite) e sucos (suco da incrível variedade de frutas brasileiras) (Concordo! Aqui suco que tem é de maçã, morango e laranja. Lógico tem outros sabores, mas fica bem mais caro. Maracujá aqui é uma fortuna. Manga é especiaria. Então realmente, temos muito que nos orgulhar da variedade de sucos que podemos fazer.)
EM UMA PALAVRA
Bacana (cool)
MARCAS
Carmen Miranda; Garota de Ipanema; Carnaval; Amazônia; Futebol, Praias; Bossa Nova
SURPRESAS
Os deuses do Candomblé são conhecidos como orixás, e cada pessoa que se acredita ter a vida protegida tem um então. Milhões de brasileiros vão à praia no Ano Novo para homenagear Iemanjá, a deusa do mar, cujo alter ego é a Virgem Maria. (Vale a pena lembrar que boa parte das pessoas que entregam oferendas a Iemanjá não são brasileiros, são turistas que querem "entrar" na cultura, assim como muita gente viaja a Índia para se banhar no rio Ganges.)
Os Brasileiros gostam de comemorar, e festas acontecem o ano inteiro. Mas nem tudo é samba e praias na terra dos trópicos. Ás vezes, os brasileiros sofrem de saudade, uma nostalgia, muitas vezes uma profunda melancolia por alguma coisa. A Saudade se manifesta de muitas formas - desde a dor quase física para o profundo pesar sobre os erros do passado.
E você? O que acha que faltou relatar? Concorda com o que pensam de nós?
Tentei conseguir as fotos que estão no livro, é uma aproximação, mas a legenda é original.
1. O sol se põe sobre a Praia de Ipanema
2. A capoeira nas ruas da calçada em Salvador da Bahia.
3. Vendedores de bebidas ajudam banhistas a refrescar no Rio de Janeiro.
4. Uma das muitas casas coloridas no bairro Jardim Botânico no Rio de Janeiro
5. A compensação de sol na Mata Atlântica, Ipiranga
6. Uma família da região do Amazonas
Pelo menos ele nao disse que nosso idioma e o espanhol...
ResponderExcluirGeise
Muito interessante amiga!
ResponderExcluirSuper inteligentes seus comentários, acho q tem tudo a ver.
O cara ficou um final de semana aqui no Brasil e já se acha exper, kkkk... morro de dó, perdeu o melhor da festa q são os "minerim uai", rsrs...