domingo, 16 de janeiro de 2011

É no Outono que as folhas caem



Olá, sei que era pra eu falar do inverno, visto que a neve caiu e por muitos dias ficamos em casa por não ter condições de locomoção. É a coisa esfriou por aqui.
Mas, antes de falar do inverno, e sei que estou atrasada, tenho que falar do outono, para concluir meu raciocínio sobre estações como o ciclo da vida.
Te digo, tô ficando cada dia mais e mais inspirada. Acho que é a saudade madura. Não sei. 
Para começar a falar do outono selecionei esta música do Roberto Carlos. Antiga....acho que muitos não conhecem. Eu, não conhecia. 





Folhas de Outono

Roberto Carlos

Composição: Francisco Lara / Jovenil Santos
As folhas caem
O inverno já chegou
E onde anda
Onde anda o meu amor
Que foi embora
Sem ao menos me beijar
Como as folhas
Que se perdem pelo ar
Mas ainda nela eu penso
Com muito carinho
As folhas vão caindo
E eu choro baixinho
Mas tenho a esperança
Que ela vai voltar
As folhas quando caem
Nascem outras no lugar
















Começando do começo.


O outono prepara a gente para o inverno. Como assim? Pelo óbvio temos: As folhas caem, o dia fica mais curto, o sol aparece menos, a temperatura cai, os animais começam a correr contra o tempo para ter comida durante o inverno.

As cores do inverno sao belíssimas porém traiçoeiras. O que começa com tons laranja e amarelo num lindo degradê, te leva ao marrom, te leva a árvores sem folhas. Te leva a uma paisagem curiosamente linda, porém triste. O vento pode soprar muito forte, trazendo consigo grandes mudanças.


As pessoas acham que o inverno é doloroso, mas não sabem que é o outono que transforma as coisas.

O outono em nossa vida ele é um pouco mais complexo que isso. No nosso outono, a gente sente que algo está por vir, a gente realmente não sabe se é bom ou ruim, mas sabe que é algo grande.
Começamos a nos fechar mais, diminuímos a frequencia dos sorrisos. 
Na prática, as coisas começam a ficar feias. 




Tragédias acontecem no outono, os "amigos" começam a ficar muito ocupados pra gente, batemos o carro, entramos na justiça, perdemos, velórios, desemprego, xiiiiiii e as doenças? 


É, o outono pode parece bem cruel não é? Mas ele é imprescindível para o ciclo da vida.

"O fenômeno da queda das folhas é um mecanismo de defesa para o carvalho. Coma a chegada dos grandes frios e da neve, o solo e a água que nele se encontra gelam e isso vai privar o nosso carvalho, e, claro, também as folhas, do seu alimento. Para escapar a este período de falta de alimento, o carvalho entra num estado de adormecimento até à Primavera.

Que devemos fazer com as folhas mortas? Pois bem, na floresta, e contrariamente ao que as pessoas fazem nos seus terrenos e jardins, devemos deixar as folhas mortas sobre o solo: elas servem de fertilizante natural para esse solo, uma vez que se decompõem. Assim, o solo fica mais rico em matéria orgânica e isso permite alimentar os outros vegetais (e  o próprio carvalho) que se encontram nessa floresta." (Fonte: http://web.educom.pt/pr1305/outono35.htm)


Então eis a chave. O outono vai chegar na sua vida. Uma hora sempre chega, mas saiba que todos passam por ele. É preciso passar por ele. Faz parte da sua vida. É preciso que sua terra seja adubada para que quando chegue a Primavera, suas flores sejam ainda mais lindas e que você esteja um tanto mais forte.






Fotos tiradas em Slane - Ireland e em Fonthill Bishop - England









5 comentários:

  1. Terminei de ler com aquelas sensacao: "mas ja acabou?" hehe e que estava gostoso de ler... eu devo estar emum outono agora, so pode...

    Bjim pro ce

    ResponderExcluir
  2. Realmente, como disse o comentarista anterior: "gostoso de ler". Achei ótimo e li prá ua mãe. Realmente passar pelo outono não é boa coisa, mas depois vêm o inverno a primavera, e tudo muda e alegra novamente a nossa existência. Temos passado por alguns "outonos" como você sabe, mas nada como um dia após o outro, né mesmo? Parabéns pelo blog, cada vez melhor!

    ResponderExcluir
  3. Grande poetisa....
    Interessante que vc me levou a observar as estações...rs e sempre há uma expectativa quanto ao verão (calor) e inverno(frio)enquanto que primavera e outono,parecem estar em segundo plano. E quando comparamos esses últimos, preferimos a primavera por causa dos coloridos das flores e o outono? Como vc descreveu é a estação do recomeço...quando o colorido se vai, as folhas caem, e o sustento fica mais difícil... parece haver mais dependência do Criador, para suportar o que virá...É nesse momento que crescemos,valorizamos a família, amigos, e principalmente a comunhão com o Senhor e aprendemos que o OUTONO é um presente de DEUS!
    Parabéns Dibrinha...

    ResponderExcluir
  4. Oolá querida!
    Quantas experiências incríveis! Lindo!
    Um grande abraço e que Deus te abençoe.
    Sylvio

    ResponderExcluir
  5. Caramba........tem um montão de lugar que dá pra eu passar minha lua de mel rsrs...brincadeira e tudo d bom pra vc. !!

    ResponderExcluir