domingo, 13 de junho de 2010

Obrigada Deus por esse presente


Talvez soe estranho para alguns.
Pensei em começar esse texto de várias formas como: "Saudades eternas", "Coração dolorido", sei lá, ou outras frases, expressões que remetam a perda de um ente querido. Então por que colocar "Obrigada Deus por esse presente"?

Sentada aqui em frente ao meu laptop, pensando ainda no que vou escrever sinto que a medida que escrever serei consolada por Deus e que aqueles que lerem meu texto serão consolados também e entenderão um pouco dos propósitos do Altíssimo.

Há poucas semanas atrás, conversava com Stanley sobre vários assuntos, e como sempre eu o fazia rir de um lado e ele me fazia rir do outro. Ele me falava dos planos que tinha após terminar o Ensino Médio. Me falava que ia vir para a Europa também. Ficava feliz por ele.

Um dia meu pai me mandou um depoimento falando que o Stanley tinha passado mal, mas que não era para eu me preocupar. Afinal estou longe de casa. Qualquer pequeno problema, para mim torna-se gigantesco. Ele não sabia dar muitos detalhes. Resolvi ligar para a casa e conversar com minha mãe. Mães sempre sabem dar detalhes.

Minha mãe disse que a princípio ninguém conseguia diagnosticar o que ele tinha. Desconfiavam até de leucemia, pela baixa de leucócitos, plaquetas e afins. Mas engraçado é que não fiquei preocupada com ele, pra mim era uma prova assim como tantas que já passamos. Imaginava até então que seria algo que daria um susto em todos mas que ele seria um milagre, assim como minha mãe foi e tem sido um milagre.

Sempre ligava para ter notícias. Um das últimas ligações que fiz minha mãe disse que haviam descoberto o que era. Uma bactéria que tinha infectado quase todos os órgãos, mas que agora que tinham descoberto qual bactéria, começariam com a medicação. Após isso, parecia que tinha melhorado. Abriu os olhos, falou (um pouco). Tinha ficado aliviada, afinal agora era só recuperar. Esperar e rir de tudo no futuro.

Na sexta-feira após o almoço, mandei um texto pra Júnia: "Entra no skipe." Rapidamente a Júnia entrou séria e me disse: "Débora o Stanley (pausa) faleceu.!" ..........."O que Júnia?" "Ele não aguentou" "Mas ele não tinha melhorado?" "Ele passou mal ontem a noite" "Não pode ser...e a Solange? E a vó?" "Pois é....tá todo mundo chocado....entrei no skipe só pra te contar isso, estamos indo para Resplendor agora, depois a gente se fala mais. Tchau." "Tchau".

(pausa)

Comecei a chorar desesperadamente. Eu estava confiante. Afinal, somos servos fiéis de Deus. Minha tia Solange é um anjo de tão boa. Ela ia sofrer demais se isso ocorresse...não podia ser, era apena uma prova. Dura prova.

Corri para o quarto e li o versículo do dia, no livro do Max Lucado "365 Bênçãos". No dia 11 de junho de 2010 dia da morte do meu primo tinha essa palavra:

"Ele transformará os nosso corpos humilhados, tornando-os semelhantes ao seu corpo glorioso" Filipenses 3:21

Comentário do Max Lucado:
"Seu corpo parece estar mais perto da morte do que antes? Deveria mesmo, e está. E a não ser que Cristo volte antes, seu corpo será sepultado. Assim como uma semente é plantada no chão, seu corpo será colocado em uma sepultura. E por determinado período, sua alma estará no céu., enquanto o corpo continuará na tumba. Mas a semente enterrada na terra germinará no céu. A alma e o corpo serão reunidos, e você será como Jesus."

Antes de terminar a leitura desse texto, já estava aos prantos.

Sem saber um dia antes havia comprado dois vestidos pretos, parecia que estava inconscientemente esperando por um velório.

Permaneci muito triste no sábado, ainda inconformada pela morte. Pensava e brigava com Deus. "Senhor ele tinha apenas 15 anos. Ele tinha projetos, sonhos." Senti que a qualquer hora, qualquer um de nós pode morrer mesmo. Tendo planos ou não, sonhos ou não. Sendo fiel ou não. Qualquer um pode morrer. Quando são pessoas bem mais velhas que morrem, por mais que amemos. Sabemos que essa pessoa viveu. Como meus avôs que morreram no ano de 2008. Casaram, tiveram muitos filhos, viram o filhos crescer, ser alguém, viu os netos e da mesma forma, ver eles crescidos e ver até os bisnetos. Teve-se uma boa vida. Viveu-se. Mas um rapaz de 15 anos. Que sempre (SEMPRE) estava sorrindo. Bom de bola, bom nas cartas, olho pequeno e esperto como o de João Gonçalves, patriarca da família. Conhecia todos e todos o conheciam. Fazia amigos facilmente. Era anfitrião oficial da família. Sabia fazer bolo. Lembro de ter comido um de chocolate antes de viajar para cá.  Queria agradar as visitas, assim como sua mãe, minha tia Solange.

Na noite de sábado tomei coragem e liguei para casa. Meu pai atendeu e perguntei como foi.
Ele disse: "Foi pesado". Ele me disse que todos estavam inconsolados, meu irmão, minha mãe, desabaram ao chegar lá. Ao ouvir isso tenho que segurar as lágrimas. E perguntei pela minha tia. Estava muito preocupada com ela. Meu pai me disse que ela era a pessoa mais forte de lá. Engraçado né.

Antes de meu primo adoecer, minha tia foi incomodada pelo Espírito Santo a orar durante a madrugada. e quando ela estava muito cansada e queria dormir Ele dizia: "Solange, é importante. Ore."
Quando Stanley adoeceu, ela achou que estava orando pela cura dele. Livrando-o da morte através das orações. Dizem que ela tinha um quartinho de oração no hospital. E será então que as orações foram poucas? Eu me perguntava: "Será que ele morreu porque  não intercedi mais, eu poderia ter feito melhor" Me culpei muito, muito, muito.

Conversando com meu pai ele me contou. "Sua tia teve uma visão na quinta-feira. Ela viu um anjo querendo levar o Stanley, mas as orações estavam impedindo que ele fosse. Então ela não orou mais." Na sexta meu primo tinha ido.

Nossa! Foi um bálsamo que caiu na minha cabeça. Deus não estava pedindo que ela orasse pela cura dele. Mas que ela orasse por ela mesma. Para que tivesse forças, para que entendesse o propósito.
Quando uma mulher engravida, ela passa a achar que aquele filho é dela e quem ninguém pode tirar. Mas na verdade, essa criança é apenas emprestada. Deus te dá pra tomar conta por um tempo. Mas Ele é o pai.

Tirei uma palavra no sábado. Do mesmo livro.

"Assim como o noivo se regozija por sua noiva, assim o seu Deus se regozija por você." Isaías 62:5

Comentário de Lucado:

"Olhe por bastante tempo na direção dos olhos de nosso Salvador. Ali você verá uma noiva.  Vestida com linho fino, em pura graça. Desde a grinalda no cabelo até a ponta dos pés, ela está majestosa; é a princesa. Ela é a noiva. A noiva Dele. Caminha na direção do Noivo, mas ainda não está com Ele. Mas ele a vê, espera por ela, anseia por ela."

Pronto. Agora o Espírito Santo me explicou tudo.
Nós somos a noiva. Cada um de nós, criados a semelhança Dele somos a noiva. Imagina Deus olhando por nós, esperando pacientemente por cada um de nós. Pacientemente esperando por Stanley. Quando seu filho voltaria? Ele estava ancioso por revê-lo. Mas se Deus vê tudo e todos ao mesmo tempo, porque tirar essas pessoas daqui? É porque lá no céu, não existe distrações terrenas. Ele inteiro.
Perguntei a Deus. "Senhor, mas ele tinha sonhos, projetos, ele aceitou ir agora? Deixar a mãe dele? O pai, o Sandrinho, a vó?
Deus me respondeu:
"Uma vez que se vê a glória Débora, não se quer mais voltar na terra. Ele sabe que um dia verá todos novamente. E que Eu, Deus Todo Poderoso, tomarei conta de cada um. Ajudarei os pais. Ajudarei a todos que a cada dia, possam entender meu propósito. Ele está feliz aqui. Não existe mais preocupação, dor..."

Ok Deus! Eu acredito!

Então por isso eu digo e agradeço a Deus por esse presente chamado Stanley. Teve duração de 15 anos.
Ele foi muito bom enquanto esteve entre nós. Me ensinou que vale a pena rir sempre. Que não preciso ter medo de conversar com as pessoas. Não preciso ter medo de novas amizades. Que a gente não perde por servir as pessoas. Ser obediente. Tentar fazer o melhor.

Stanley foi um presente que quem teve a oportunidade de conhecer foi privilegiado.
Meu pai me disse que não sabia que o Stanley era tão conhecido. Que durante toda a noite a igreja ficou cheia. Que a escola parou. Que amigos fizeram homenagens. Já existe pelo menos 3 comunidades para ele no orkut. Ele não passou desapercebido aqui. Ele brilhou. E que bom que eu Débora tive a oportunidade, privilégio de conhecê-lo. De andar de bicicleta, jogar cartas, assistir filme, pescar (uma vez só), andar de carro com o tio Radamanto escutando forró das antigas e criticar os cantores, de jogar Show do milhão, de pegar manga e carambola no quintal da vó, chupar chup-chup no calor quase insuportável de Resplendor no mês de fevereiro. Xiiiii...tantas lembranças. Tantas lembranças boas. Vou guardá-las

Para aqueles que se dizem cristãos e que acreditam em Deus. Acreditam que existe sim, um lugar melhor, um lugar onde todo sofrimento que tivemos aqui será apagado e seremos novas criaturas. Livres de pecado.
Para essas pessoas, para mim, resta-nos esperar que um dia o veremos novamente na glória. Com o mesmo sorriso, eu acredito. Não só ele, mas todos que um dia já passaram por aqui.

Deus não é injusto. Nós somos egoístas, querendo pegar aquilo que nunca foi realmente nosso. Querendo consolar nosso ego, não permitindo que as pessoas que amamos se vá.
Como disse o apóstolo Paulo na carta aos Filipenses capítulo 1 e versículos 20 a 23.

20.O meu profundo desejo e a minha esperança é de nunca falhar no meu dever, pra que, sempre e especialmente agora, eu tenha muita coragem. E assim poderei honrar a Cristo com todo o meu ser, tanto na vida como na morte.
21. Afinal, o que e a vida? A vida para mim é Cristo, e a morte é lucro.
22. Mas, se eu continuar vivendo, ainda poderei fazer algum trabalho útil. Então não sei o que devo escolher.
23. Estou cercado dos dois lados, pois quero muito deixar esta vida e estar com Cristo, o que pe bem melhor.


Para nós cristãos a morte é bem melhor que esta vida. Não vamos nos matar por isso. Apenas esperar que a hora que Deus preparou chegue. A hora que Ele escolheu quando nos enviou aqui. A nós cabe aceitar e lembrar com alegria dos que partiram. Não um adeus, mas um até logo. Até qualquer dia!

Obrigada Senhor!
Obrigada Deus por esse presente!


11 comentários:

  1. iolandajulia@gmail.com13 de junho de 2010 às 10:12

    Nossa, Débora, eu nem faço parte da familia e ao ler seu depoimento fiquei emocionada e confesso que me enchi de lágrimas...
    É isso aí, Deus quando quer fazer e agir não há como impedir e como sabemos que Ele tem sempre o melhor para todos nós, sabemos que Ele faz mesmo o melhor. Com certeza os planos de Deus sempre nos ensina algo..
    Meus sentimentos a você, querida (que está tão longe e tento imaginar sua dor) e a todos de sua familia.
    Bjo
    Ioio

    ResponderExcluir
  2. Confesso que fiquei muito emocionado e com os olhos marejados de lágrimas, ao ler este artigo, filha! Porém, ao mesmo tempo fiquei orgulhoso de saber que você escreve tão bem. Talvez puxou alguém que você conheça, né? Acho que você deve continuar a escrever e quem sabe no futuro não veremos um livro de tua autoria? Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. luciana gonçalves bessa13 de junho de 2010 às 11:31

    confesso que tambem chorei ao ler esse artigo.fico feliz pela solange esta bastante forte,pois e dificil esta perda de um jovem como ele .e vc debora realmente escreve muito bem.que jeova deus conforte nossos coraçôes!"

    ResponderExcluir
  4. foi mto lindo tudo o q vc escreveu!! eu nao tive a oportunidade de conhecer essa pessoa tao maravilhosa... mas eu conheci o Sandro, pai dele... eu moro na italia, e o Sandro morava na casa do meu pai antes dele mudar pra inglaterra!! ele é aaixonado pelos filhos dele!! e meu pai me conta q quando falaca com o Stanley ele se trancava nu banheiro e chorava de saudades!! imagino como ele deve estar agora!! quando meu pai soube da triste noticia chorou mto, ele era e é mto amigo do Sandro! sinto verdadeiramente muito por tudo issu, mas sei Deus sabe oq faz!! o Stanley agora ta muito melhor q nos!! nos braÇos do Pai!! peÇo a Deus conforto pra toda a familha, principalmente pros pais!! deve ser mto triste apesar em saber q ele esta com o nosso Papai agora!! bjos e parabens pelo texto!

    ResponderExcluir
  5. Realmente o Stanley foi um lindo presente que Jesus deu não só para sua família, como para todos que o conheceram.
    Fico mto feliz por ter desfrutado um pouquinho desse presente.
    Que menino engraçado e comunicativo, nunca vi uma pessoa assim, desde o primeiro dia que nos conhecemos, já ficou como se fosse meu priminho mais novo tb, passamos mto tempo sem nos ver, mas qdo nos reencontramos, era como se fossemos vizinhos que se dão bom dia todos os dias.
    E eu sempre o chamando de Ipkiss (por causa do Stanley Ipkiss do Máscara, rsrs...)
    Realmente Ipkiss é especial, Jesus usou ele para parar uma cidade uma família e um monte de amigos para refletir a respeito da salvação e do milagre de serví-lo.
    O Espírito Santo está confortando todos nós, pois temos a certeza d que um dia nos encontraremos na glória com um corpo lindo e transformado, assim como o do meu amigo Ipkiss.
    Até logo amigo!

    ResponderExcluir
  6. Lindo demais o texto... que bom que você conseguiu colocar em palavras tudo que eu precisava ouvir!!! Apesar de ter chorado ainda mais...
    o texto está perfeito, é isso mesmo...
    Stanley, foi um presentão em nossas vidas. OBRIGADA DEUS!!!

    ResponderExcluir
  7. Jussara disse...

    Olá Débora, visitei seu blog e lí a grande mensagem do Stanley, poxa....... que linda heim??? Até aprendí algo que vc escreveu alí, isto é um Dom de Deus, continue praticando ok? Pois nas símples mensagens que vc escreve estão palavras que Deus coloca alí ti usando realmente pra falar com outras pessoas entendeu?? Pode apostar que todos que leram, tinha um pedacinho de Deus pra ele! Conheçi o Stanley muito pouco, foi em nossa casa 2 vezes e jogou com o Áleff, parecia um menino de ouro, mas Deus o quiz assim e presisamos aceitar sua vontade! Agora é pedir forças pra família seguir adiante a vida neste mundo tão pesado né?? Mas o melhor estar pra vir pros servos deles! Bjs fica na páz E Espera o melhor de Deus em sua vida!

    ResponderExcluir
  8. Enos e Cristiane disse...

    oi sobrinha, passei para deixar meus sentimentos, eu sei como é estar longe(não tão longe) mas a verdade é que nos momentos dificeis queremos estar juntos com quem amamos, estava muito triste por vc em especial, mas depois que li seu blog fiquei bem mais tranquilo, e pude ter certeza que DEUS não deixa seus filhos sem respostas, abrçssssss

    ResponderExcluir
  9. Alessandra disse...

    DEBORA QUE BOM QUE DEUS USOU VC EM SEU BOG! PORQUE FALAR DO STANLEY... É FALAR DE JOIA RARA! É Ó QUE ELE SEMPRE FOI E VAI FICARR GUARADO EM NÓS. PARECE MESMO QUE CADA FALA SUA, É TUDO QUE AS VEZES QUEREMOS DIZER E QUE NÃO CONSEGUIMOS... E TINHA QUE SER VC! SOU ETERNAMENTE GRATA A DEUS POR TER ME DADO O PRVILEGIO DE CONVIVER COM O STANLEY PELO GRANDE CARINHO, AMOR, RESPEITO ,CONCIDERAÇÃO, COMPANHERISMO, AMIZADE QUE DEUS COLOCOU EM NÓS... FICO ATÉ SEM PALAVRAS...SABEMOS QUE DEUS COLOCOU ELE EM NOSSAS VIDAS E QUE ATRAVES DELE APRENDEMOS MUITO... ELE TRASMITIA, AMOR E PAZ, EM TODO TEMPO POR ONDE ELE PASSAVA! O QUE SEMPRE VOU DIZER DEUS TÁ DOENDO! E QUE NO MEIO DE TAMAHA DOR SABEMOS QUE O SENHOR ESTA AGINDO EM TODOS DA FORMA QUE... SÓ O SENHOR SABE! MAIS O SENHOR GOSTA DO QUE É BOM. E QUE AGORA DEVEMOS ESTAR TOTALMENTE EM CRISTO PARA QUE UM DIA POSSAMOS ESTAR JUNTOS.
    STANLEY VEIO PRA NÓS COMO UM PRESENTE DE DEUS! E O QUE VC DISSE OBRIGADA SENHOR POR TAMANHO PREVILEGIO! ABRAÇO FICA COM DEUS!

    ResponderExcluir
  10. VI O COMENTÁRIO UM DIA APÓS O VELÓRIO, NÃO CONSEGUI ESCREVER NADA NO SEU BLOG NAQUELE DIA... AINDA SIM ME COMOVI DEMAIS COM SUAS PALAVRAS, VC ESCREVEU TUDO O QUE PODERIA SER DITO SOBRE O TANLY.SEI QUE DEUS O LEVOU PARA MORAR JUNTINHO DELE E SEI TAMBÉM QUE O STANLEY ESTÁ NO LUGAR MUITO MELHOR AGORA, SEM DOR E SEM SOFRIMENTO.
    MAS HOJE SINTO MEU CORAÇÃO APERTADO, COM A GARGATANTA DANDO UM NÓ, UMA VONTADE DE CHORAR... LEMBRO TODOS OS DIAS DELE, AO DEITAR, AO LEVANTAR, AO TRABALHAR ... SEI QUE DEUS ESTÁ ME DANDO FORÇA A CADA DIA.
    ISSO TUDO O QUE ACONTECEU NOS FEZ APROXIMAR MAIS DE DEUS E DE NOSSSOS FAMILIARES.
    VOU SEMPRE AMAR ESSE PRIMO QUE FEZ PARTE DE QUASE TODA MINHA VIDA... TE AMO TANLY, NOS VEREMOS LÁ NA GLÓRIA...

    ResponderExcluir
  11. Deus e bom Deus e fiel. ele e conhecedo de todas as coisas. obrigado meu Deus...

    ResponderExcluir