quinta-feira, 24 de junho de 2010

Oficialmente Verão



Como boa brasileira que sou, especificamente de Ipatinga. Saber sobre mudanças climáticas, fases da lua, estações do ano, solstício, equinocios, nunca me chamaram atenção. Motivo? Talves porque na minha cidade é sempre quente. No verão é quente, na primavera é quente, no outono é quente e no inverno..ah no inverno...é fresquinho.

Sim meu povo, nosso inverno é fresquinho. Geralmente a partir das 18h00 começa a escurecer, exceto no horário de verão. Que os dias duram mais. Isso eu sabia, mas não prestava muito atenção, porque até então era algo sutil na minha vida. Algo quase (quase) impercepitível.

Mas aqui...hum...aqui é outra história. Quando começo a me adaptar vem sempre uma coisa nova, para aprender. Como o que? Como o clima galera. Vou falar do que já conheço. Conheço a primavera. Como disse, na primavera tem flores, muitas flores, muitas abelhas polinizando e fazendo o trabalho que é para elas fazerem. Ainda chove aqui de vez em quando. Mas se tratando de Irlanda, chover pode acontecer em qualquer estação, em qualquer dia do ano. Os dias começam a durar mais, mais não é tão gritante a diferença. Se não é tão diferente o sol se pôr as 22h00.


Agora o verão. A chegada do verão é marcada oficialmente pelo que chamamos de solstício de verão, que acontece inversamente nos países do hemisfério sul, vulgo Brasil.
Nota do Wikipédia:

“Na astronomia, solstício é o momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior declinaçãoem latitude, medida a partir da linha do equador. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em dezembro e em junho. O dia e hora exatos variam de um ano para outro. Quando ocorre no verão significa que a duração do dia é a mais longa do ano. Analogamente, quando ocorre no inverno, significa que a duração da noite é a mais longa do ano.
No hemisfério norte o solstício de verão ocorre por volta do dia 21 de junho e o solstício de inverno por volta do dia 21 de dezembro. Estas datas marcam o início das respectivas estações do ano neste hemisfério. Já no hemisfério sul, o fenômeno é simétrico: o solstício de verão ocorre em dezembro e o solstício de inverno ocorre em junho. Os momentos exatos dos solstícios, que também marcam as mudanças de estação, são obtidos por cálculos de astronomia.”

Já tinha estudado isso na escola, mas no Brasil, não dá para perceber essas diferenças a não ser que você tenha um tempo para pensar a respeito. Aqui não. Esse solstício de verão, significa que é o dia mais longo do ano, ou seja temos luz solar até as 23h00. A partir desse dia, o sol começa a aparecer as 3h00 e vai embora as 22h30. E só muda quando enfim chegar o equinocio, que significa que os dias e as noites terão a mesma duração. Inversamente no Brasil que agora é inverno, os dias provavelmente serão mais curtos. Ou seja, vai escurecer mais cedo.


Aqui no verão parece festa. Como as ferias escolares são em julho, muitos dos europeus viajam. Fui andar pelas ruas de Dublin hoje e simplesmente estava quase impossível de andar. O número de pessoas dobrou, triplicou, parece que todos os dias tem festival de alguma coisa, talvez um grande show. Mas não, é apenas verão. Com a media de 24 graus, as pessoas saem de chinelos, bermudas, camisetas. Vejo homens andando sem camisa o todo tempo.  É como se tivessem na praia de Ipanema.  Mas o que são 24 graus pra nós brasileiros, mineiros, ipatingueses. Isso é inverno gelado. Cachecol, casaquinho, talvez uma boina de chochê.

Estou me adptando muito bem. Andando de sandália, vendo pela primeira vez em meses meus dedos dos pés, que já estão judiados de tanto aperto por causa das botas, tênis, galochas. E meus braços e minhas pernas quase transparentes. Apenas as mãos estão pretas. Me sinto como uma televião antiga, com apenas duas cores. O bom do verão é que vejo na rua algo que me lembra Brasil. Pouca roupa. As pessoas andam mais leves, estão mais felizes.  O clima influencia diretamente no humor das pessoas. Isso eu não sabia.

No verão consegue-se ver mais animais na floresta, tenho visto muitos esquilos agora. È uma boa hora de ir ao zoológico. Os animais saem para refrescar-se. Começo a olhar o sol com outros olhos. Como um bom companheiro, na verdade como um grande amigo, que me fornece luz suficientemente boa para andar sozinha a noite, e que não há perigo, não há com o que se preocupar porque ele está me iluminando, iluminando os meus passos.  

Thy word is a lamp unto my feet     Tua palavra é lâmpada para os meus pés
And a light unto my path                 E luz para meu caminho
Thy word is a lamp unto my feet       Tua palavra é lâmpada para os meus pés
And a light unto my path                 E luz para meu caminho

When I feel afraid                          Quando eu sinto medo
And think I've lost my way              E penso que perdi o caminho
Still, You're there right beside me      Ainda assim, Tu estás do meu lado
Nothing will I fear                          Nada temerei
As long as You are near                   Enquanto Tu estiveres perto
Please be near me to the end”          Por favor, esteja perto de mim até o fim.

Thy World – Amy Grant                     


A árvore que quando cheguei parecia morta, hoje está cheia de novas folhas. Há vida em torno dela. Isso me faz pensar em algo muito profundo. Me faz pensar que na nossa vida também é assim. As vezes acontecem coisas na nossa vida que nos tornam pessoas secas, amargas, muitos parecem que morreram, como se não existisse mais esperança. Mas isso é o inverno. Temos que lembrar que vai chegar a primavera e após o verão, e vamos voltar a sorrir e ver que há vida sim, há esperança. Que por mais difícil que seja esperar, no tempo certo tudo acontece.


Que Deus está em todos os momentos, em todas as estações. Ele apenas prepara o terreno no inverno, para que o verão seja ainda mais bonito que o anterior. Que aquele galho que não tinha mais folhas, comece a produzir folhas ainda mais verdes. E a vida é assim cheia de outonos, invernos, primaveras e verões. É só esperar que tudo acontece, no tempo certo. Viva a vida. A vida é bela. Respeite as pessoas, os animais e as plantas. Tenha amigos. Ame a Deus sobre todas as coisas, ame o seu próximo. Pode ser o seu último verão. Mas talvez seja apenas mais um. Não sabemos. Mas podemos tentar fazer com que cada dia seja melhor. Tentar fazer com que a vida não passe em branco. Que possa ser colorida e cheia de ótimas surpresas.

Um comentário:

  1. Cada vez mais me surpreendo com voce...

    "Me sinto como uma televião antiga, com apenas duas cores."... ri demais! Voce e otima!

    Beijao guria,
    Fique com Deus.

    Geise

    ResponderExcluir